Quem foi o Profeta Daniel

Postado em 26/10/2011 - Estudos por Rafael Baptista


Olá a todos.

 

Vou escrever um pouco agora de um profeta do Antigo Testamento que eu gosto muito, Daniel. Espero que todos gostem também, pois o livro deste profeta é muito interessante. Não vamos entrar muito nos mistérios do livro deste grande profeta, mas vamos falar um pouco sobre ele.

 

Creio que todos o conhecem devido a fama de “Daniel na cova dos leões” não é mesmo? Mas ele foi muito mais que isso(e levando em conta que esse foi um grande acontecimento e livramento de Deus para com Daniel).

 

Quem foi Daniel

 

Daniel era da tribo de Judá e provavelmente membro da família real (Dn 1.3-6). Ainda muito jovem, foi levado cativo para a Babilônia no terceiro ano do rei Jeoaquim (2 Cr 36.4-7), e oito anos antes do profeta Ezequiel, juntamente com milhares de compatriotas.

 

Daniel se achou em um território egocêntrico e rodeado por idólatras. Com outros três jovens foi colocado na corte do rei Nabucodonosor, da Babilônia, a fim de receber uma preparação especial na educação dos Caldeus.
Nesse lugar, chegou a um dos postos mais elevado do reino, posição que manteve durante o governo persa que se seguiu ao babilônico.

 

Profetizou durante todo o cativeiro e sua e sua última profecia foi proferida no reinado de Ciro, rei da Pérsia, dois anos antes do regresso dos judeus à Palestina.

 

Sua vida imaculada em meio a corrupção de uma corte oriental, leva o profeta Ezequiel a mencioná-lo como um dos exemplos notáveis de piedade e dá testemunho de sua sabedoria (Ez 28.3).

 

Quando?

 

Daniel estende-se do rei Nabucodonosor da Babilônia até o rei Ciro da Pérsia, abrangendo um período de cerca de 73 anos – 607 a 534 a. C.

 

 

Um Pouco mais sobre Daniel

 

Quando Daniel foi levado cativo para o meio de um povo egocêntrico e idólatra, ao invés de desistir de tudo ou desesperar-se, este grande e corajoso jovem se manteve firme a fé em Deus, pois sabia que Deus é soberano e realiza seu plano, seja para as nações ou para indivíduos.

 

Os três amigos de Daniel que foram com ele para a corte, eram: Hananias(Sadraque), Misael(Mesaque) e Azarias(Abede-Nego). Juntos, ocuparam grandes posições no governo Babilônico.
Daniel, em particular, alcançou tal posição por sua habilidade de interpretar sonhos, no caso, ao rei, que estavam relacionados às revelações de Deus (Dn 2 e 4).

 

Entre os sonhos, é possível encontrar o fascinante relado dos três amigos de Daniel e da fornalha ardente (Dn 3). Porque se recusaram a curvar-se diante de uma imagem de ouro, eles foram condenados a uma morte cruel.
Mas Deus interveio e poupou suas vidas.

 

A grande estátua do sonho de Nabucodonosor

 

Belsazar governou a Babilônia após Nabucodonosor, e o capítulo 5 do livro de Daniel narra sua preocupação com a mensagem de Deus, que foi escrita na parede.
Daniel, convocado para interpretar a mensagem, predisse a queda da Babilônia pelos Medos e Persas, o que veio a acontecer naquela mesma noite. Então Dário, o mesmo, conquistou o reino da Babilônia.

 

Daniel na cova dos Leões

 

Daniel tornou-se um dos conselheiros mais confiáveis do rei Dario. Sua posição privilegiada deixou outros administradores furiosos, a ponto de tramarem sua morte convencendo o rei a declarar ilegal a oração que Daniel fazia a Deus. Não obstante, Daniel não abandonou sua causa, continuou a orar a Deus ao Senhor, pelo que foi condenado a morrer em uma cova de leões famintos. Novamente Deus interveio e o salvou, fechando as bocas dos leões.

 

As visões

Daniel, no final de seu livro, teve uma série de visões, durante os reinados de Belsazar(cap. 7 e 8 ) , Dario(cap. 9) e Ciro(caps. 10-12). Estes sonhos esboçam dramaticamente os planos futuros de Deus, começando com a Babilônia e continuando até o final dos séculos. Eles dão uma indicação prévia da redenção de Deus têm sido citados como uma espécie de chave de toda a profecia bíblica.

 

Deus é soberano. Ele estava no controle da Babilônia e tem-se movido na história, controlando sempre o destino dos povos.

 

E Deus está aqui agora!

 

Apesar das novas notícias ou do esgotamento pessoal, podemos estar seguros de que Deus está no controle.
Ao ler o livro de Daniel, podemos observar como Deus trabalha e encontrar segurança em sua soberania.

 

Ele [Deus] revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz” (Daniel 2.22)

 

Fonte: Através da Bíblia: Livro por Livro; Pearlman, Myer / Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

48 Comentários

  1. William Sousa disse:

    Daniel, um homem segundo o coração de DEUS. Tinha tudo para se desviar dos caminhos do SENHOR, vivia com o rei da Babilônia, rodeado de concumbinas e mulheres, poderia ter riquezas e desfrutar dos manjares do rei. Porém, tendo tudo isso a sua disposição, não se intimidou e acentou em seu coração não se contaminar com as iguarias (só as coisas top) que o rei tinha naquela época. DEUS vendo a sinceridade, humildade e obediência de Daniel, o fez uma grande profeta e teve o privilégio de fazer algumas profecias sobre o MESSIAS e algumas outras profecias sobre os últimos tempos. DEUS está a procura de “DANIEL’s” para atuar nos dias de hoje, que não se acente na roda dos escarnecedores que não se contaminem com as iguarias desse mundo cruel e perverso. Que possamos ter o mesmo posicionamento de Daniel referente as coisas do mundo e que possamos ser um vaso de valor nas mãos do SENHOR nosso DEUS.

    Que DEUS abençoe a todos!

  2. Com certeza irmão!! Inclusive, Daniel é citado em um exemplo dado pelo próprio Jesus…como Deus amou este grande homem…quão importante ele foi!

  3. Lucinéia Aparecida Fernandes disse:

    Daniel é um exemplo a ser seguindo, pois vivemos em uma época que se torna cada vez mais dificil nós povo de Deus se recusarmos de comermos os manjares dos reis. Corrupção em todos os niveis da nossa sociedade, mas com fé em Cristo resistiremos e seremos Danieis do nosso tempo.

  4. Cris Muniz disse:

    Daniel é um grande exemplo de que precisamos tomar decisões constantemente de sermos fiéis a Deus em qualquer circunstância,e que, em cada decisão tomada, haverá uma conquista, um crescimento espiritual.

  5. gostaria de saber quem foi o pai de daniel

  6. Rafael disse:

    Difícil tema você escolheu, meu caro!! Mas gostei, será um belo desafio pesquisar sobre a genealogia de Daniel. Se não conseguir afirmar quem foi o pai do profeta Daniel, falarei mais sobre o mesmo. obrigado pela dica! Deus o abençoe.

  7. Denize do Valle da Silva disse:

    O conteúdo postado serve como auxilio nas aulas de ensinamento bíblico.
    Obrigada e que você continue ministrando ministrando a Palavra.
    Que Deus o abençoe!!!

  8. Pr.JOSIAS DANTAS FERREIRA-Natal-RN. disse:

    gosto de pregar sobre Daniel,raras vezes,escuto ou assisto pregadores fazendo o mesmo.Foi notadamente mui usado por Deus,deixou-nos riquissi-mos exemplos de fé,pujança,determinação cristã.Pena que vemos hoje muitos crentes fracassados,inoperantes,idólatras,hereges(pasmem,até nas lideranças das nossas “juntas”).É o fim dos tempos…

  9. Concordo pastor, devemos ficar firmes na Palavra e buscar o conhecimento e sabedoria vindos do céu para não sermos enganados.

  10. Adriano Natal disse:

    Daniel teve muitas experiências com Deus e no Capitulo 10 diz a Palavra que se entristeceu por 3 semanas, mesmo depois de Deus ter livrado Ele da cova dos leões. Eu aprendo que as situações adversas espirituais são as que mais nos deixa triste, porém é as que mais nos faz crescer, e o mais interessante é que neste mesmo capitulo Deus enviou Miguel por causa de sua Oração e o tocou e o fortaleceu ou seja, o animou.

  11. clederson disse:

    Parabéns pelas sábias palavras,serve mesmo a palavra em qualquer tempo. Será ministrada no circulo de oração.A Paz de Cristo.

  12. andre disse:

    eu não tenho palavra a altura.pra comentar?

  13. Anderson Printes disse:

    Gostei muito da cronologia que foi citado do profeta ter passado de um imperio para o outro sem perde o foco da sua fé em DEUS pro mas que a morte o cercava pelos seus inimigos ele permaneceu fiel no seu proposito de servir ao seu DEUS mesmo em terras estranhas
    um abraso fiqui na paz de nosso SENHOR JESUS CRISTO

  14. Djalma disse:

    Que DEUS SEJA LOUVADO PALA SUA VIDA. O QUE NOS SEPARA DE DEUS É APENAS UMA LINHA, PARECE ESTAR DENTRO QUANDO ESTAR FORA.
    PARABENS!

  15. Rpenha disse:

    Muito bom,foi show

  16. BOM AO LER ESSE LIVRO QUE RETRATA A VIDA DE DANIEL EU VEJO A GRANDEZA DE DEUS NA VIDA DAQUELE QUE FAZ A ESCOLHA CERTA, POIS DANIEL ESCOLHEU FAZER A VONTADE DE DEUS OU SEJA OPITOU EM SER AMIGO DE DEUS DOQUE DOS DELEITE DA CARNE,E EM RECOMPENÇA RESEBEU O MELHOR DE DEUS EM SUA VIDA,E ATRAVEZ DESSA ESCOLHA VENCEU CONSPIRAÇAO E TODO TIPO DE INIMIGOS E DESAFIOS POR QUE DEUS ERA COM ELE,PRECISAMOS MUDAR NOSSA MANEIRA DE PENÇAR, AO INVES DE FALAR ONDE ESTA O DEUS DE DANIEL PRECISAMOS FALAR ONDE ESTAO OS DANIEL DE DEUS QUE O SENHOR POSSA ABENÇOAR A TODOS QUE FISEREM A MESMA ESCOLHA A PAZ 1

  17. lucimery cavalcante mineiro disse:

    estava pequizando para dar uma palavra aos jovens,sobre: quais os seus sonhos? e quais sao os seus medos? este estudo me serviu maravilhosamente.vou focar na trajetoria de daniel. obrigada! Paz!

  18. Pr.JOSIAS DANTAS FERREIRA-Natal-RN. disse:

    Continue neste santo intento,mostrando as verdades do livro de Daniel,e outros profetas,pena que,nas nossas ebds,o que aprendemos é pouquissimo.Sou professor de classe dominical,as vezes,vou ´a outra igreja,o professor é cheio de conhecimentos,diplomas,porém,”mata o tempo”da lição,foge do assunto,etc…Que pena!!!Vamos acordar,o tempo urge,nossos irmãos careçem de bíblia,estudos,textos fiéis.Nada de “feijão se arroz”,isto vemos na televisão,nos megas-shows-programas,do,do,e do…Cristo está voltando!!!Shalom Adonai!.

  19. diogo disse:

    realment o nosso salvador star a procura nao so de danieis mais tambem de elias………….

  20. luiz disse:

    Tudo muito bonito,mas devemos ver em cada um de nos, o que faço para melhorar o mundo??? palavras só não salvam ninguem,A fé sem obras é morta.Precisamos ver no proximo nosso irmão de caminhada. Portanto mãos á obra.

  21. enoque de andrade rocha disse:

    com certeza devemos copiar daniel em tudo que ele fez,fazendo coisas corretas diante de DEUS.É assim que o crente verdadeiro, pode ter a sua salvação.

  22. paulo disse:

    Mto bom comentario mas temos k focar n precisa ser daniel Jesus deu vida eterna é gratis

  23. paulo disse:

    Deus nao escolhe capacitado, capacita escolhido

  24. Esequias de farias disse:

    Meu DEUS o que eu faço para ser igual ao teu servo Daniel?

  25. Luis Carlos Pereira Florenço disse:

    Daniel foi um verdadeiro exemplo de Cristão,ainda jovem recusou-se a se contaminar até com a comida dos Iraquianos,sendo o segundo homem mais poderoso na terra dos Caldeus manteve-se integro.

  26. Miriame gomes disse:

    Jesus é o Homem que admiro e amo acima de todos e de tudo! mas sinto uma predilecção e uma admiração enorme pelo profeta Daniel. Ele foi um Homem muito amado de Deus o meu coração enche-se do amor de Deus quando leio o seu livro.

  27. Diácono Junior Silva de Juiz de Fora disse:

    CERTAMENTE DANIEL ERA FILHO DE DAVI: RERERENCIA DENTRO DA BIBLIA: 1 CR CAPITULO 3 VERSICULO 1; ESDRAS CAPITULO 8 VERSICULO 2 E NEEMIAS CAPITULO 10 VERSICULO 6. QUE DEUS ABENÇOE.

  28. Paulo Chagas disse:

    Prezado Rafael
    Existe uma linha de intepretação que afirma que Daniel, como eunuco na Babilônia, tenha sofrido castração e daí não haver menção de qualquer esposa na vida dele relatada no Livro. Qual sua opinião sobre isto?

  29. Acredito que ele não tenha tido esposa. Não podemos afirmar que ele foi eunuco, pois a Bíblia comenta apenas que ele foi trazido por um chefe dos eunucos(Dn 1:3). Eu acredito que ele não tenha tido esposa por estar em uma terra estranha no meio de um povo estranho. Não temos base para dizer que ele foi eunuco, pois a Bíblia diz que eles foram trazidos para viver no palácio do rei para serem ensinados nas letras e língua dos caldeus (Dn 1:4). Para mim ele foi um conselheiro que escolheu não se contaminar com NADA daquele lugar (Dn 1:8).

  30. Graça e paz a todos!! Grande Daniel, jovem corajoso!! Estou iniciando HOJE a ler e examinar este livro profético, é Revelação de Deus para nós os que cremos!! parabéns pela postagem, achei seu blog pesquisando por PROFETA DANIEL, pois é muito válido, ler o livro, pesquisar na internet, mas acima de tudo,… CLAMAR AO SENHOR em oração e consagração que Ele nos revele a Palavra!! Porém acredito que Deus fala de várias maneiras hoje, antigamente Ele enviava um anjo, HOJE Ele fala na PALAVRA, através de um Hino de Louvor, através de um BLOG que Glorifique o nome dEle, e por isso estou aqui!!! DEUS SEJA LOUVADO, e que Ele levante em nosso meio uma geração com carater, sabedoria e coragem de DANIEL, de não se contaminar, não se corromper com o mundo e nem com os fogos estranhos que as vezes paira dentro das igrejas!! SEJAMOS LUZ DO MUNDO E LUZ DENTRO DAS NOSSAS IGREJAS LOCAIS, ORANDO E CLAMANDO MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS!!! Boa noite pra todos vcs :)

  31. Iara disse:

    Graça e paz do Senhor a todos. Também estou estudando o livro de Daniel e pedindo a Deus muita sabedoria e discernimento pois é um livro muito significativo para nossos dias. Em referência ao que foi dito acima se Daniel poderia ou não ser um eunuco, eu acredito que sim pois, em 2Reis 20 versículos 16 a 18 existe uma palavra profética a respeito do cativeiro babilônico e a situação dos filhos cativos. Vou transcrever apenas o versículo 18: “dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia. ” Que Deus te abençoe e continue escrevendo artigos da Palavra de Deus. Paz.

  32. maria disse:

    CONFIRA 1 DE CRONICAS 3 V 1

  33. Iara disse:

    Amados, não quero começar nenhuma discussão aqui, mas, não poderia deixar de fazer um alerta quanto a questão de Daniel ser filho de Davi. Queridos irmãos vamos pensar um pouco e fazer umas continhas. Vejam só: Davi reinou 40 anos sobre Israel unificado. O arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu a data de nascimento de Davi por volta do ano de 1040 a.C e sua morte em 970 a.C. Salomão reinou por 40 anos também e segundo algumas cronologias bíblicas teria sido do ano 1009 a 922 a.C. Pensem direitinho! Teria esse filho de Davi que foi chamado de Daniel ( conforme livro de Crônicas ) vivido tantos anos para poder ver: 1- a divisão das tribos de Israel em reino do Norte e reino do Sul? Teria ele vivido tantos anos para ver a invasão do rei da Babilônia , Nabucodonosor ? Amados, vamos ler, digo, estudar melhor a Biblia e a História dos Hebreus e também do profeta Daniel para não se publicar coisas contraditórias à Palavra de Deus e sem respaldo bíblico. Daniel era um nome hebraico muito comum entre os judeus. Estudar a Biblia fortalece a nossa fé e abre nosso entendimento. Paz seja com todos.

  34. De fato, este Daniel filho de Davi não é o mesmo Daniel profeta, a menos que Deus tenha aberto um excepção para este homem. Mas como a Biblia não nos diz nada, não da para dizer isso.No Facebook temos um grupo fechado do Nerd só para debates, sem vínculo com este blog. Lá ja discorremos sobre “quem seria o pai de Daniel”. O mais perto seria o que a irmã colocou do livro de 2° Reis 20:16-18, que chegamos ao rei Ezequias, mais o fato de no livro do profdta Daniel termos que os tais “eunucos” deveriam ser da linhagem real. Lembrando, claro, que eunuco pode ter o significado de “oficiais do governo”, não somente “castrados” como todos acham.

  35. Rute disse:

    estou estudando na catequese sobre o Profeta Daniel e estou adorando !!

  36. Ednaldo Alves disse:

    Precisa ter princípios para se manter fiel em meio a tentação. o profeta Daniel nos deixa um grande exemplo de fé e dedicação ao seu Deus, pois em meio a um povo pagão e corrompido. ele simplesmente manteve a sua fé, recusando os manjares deliciosos do rei. que assim como Daniel possamos rejeitar os manjares que o mundo nos oferece constantemente e sejamos a cada dia mais fiel ao Senhor Jesus.

  37. Bom e maravilhoso saber sobre a vida dos profeta pois e de grande ajuda para nossa vida espiritual, onde podemos no basear sobre suas atitude de fé pois foi grandemente a forma que nosso Deus agiu sobre suas vida , é qual de nos nos dias atuais podemos ter a mesma atitude que o profeta Daniel teve, imagine você ,dentro da cova com leões qual seria reação? É a de Daniel foi imediata ele orou e o senhor nosso Deus ouviu seu clamor pois meu amado é assim que Deus age sobre a vida daquele que é temente a ele. parabéns pela sua atitude de divulgar sobre a vida desse profeta, que é um exemplo de fé maravilhosa. Que bom seria se nós tivesse fé igual a dele.

  38. DANIEL É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO ,PRINCIPALMENTO NESSE TEMPO QUE ESTAMOS VIVENDO .O SEGREDO PARA UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS É ORAÇÃO VIGILANCIA E OBDIENCIA É FATO QUE TEMOS QUE PRATICAR COMO DANIEL A PALAVRA DE DEUS NÃO É SÓ ACHAR MARAVILHOSO É VIVER!

  39. José Maria de Almeida disse:

    Ó Deus, como gostaria de ter o perfil de Daniel, mas creio se Deus fechou a boca de um leão, e mole para ele a transformação, fiquem com Deus.

  40. luziton barbosa lopes disse:

    EM DANIEL TEM UM MISTERIO NA INTERPRETAÇAO DOS SONHOS.
    DIFERENTE DE JOSER DO AGITO. QUE NO CASO O REI FARAO CONTOU SEU SONHO PARA OUVI A INTERPRETAÇAO.DANIEL FOI DIFERENTE REVELOU E INTERPRETOU O SONHO, NESTE CASA SERIA MAS DIFIO PARA OS FEITECEIROS ADINHADORES E PAGIA
    OBS MEDITA

  41. eduarda belchior lins disse:

    trabalho da catequese sobre daniel la vou eu

  42. ana disse:

    Deus é fiél o resto é conversa!

  43. luziton barbosa lopes disse:

    daniel mas conhecido como o profeta da cova dos leoes
    mas na verdade foi mas do isto um pouco diferente de isaias jeremias e ezequiel
    Daniel teve mas sorte entro os quatro profetas maiores,Ele foi a cativo 8 anos antes do que o profeta ezequeil quendo jerusalem esta governado pelo rei jeoaquim,a qual as tropas de rei da babilinia ivadiu
    e levara muitos a cativo no ano de 604 ac mas daniel como eu mencionei teve mas sorte por que foi escolhido para mora na corte do ei e te apredizado para servi a corte no futuro,e estudou liguas letra e ser tornou um sabios do oreiete mas sem duvida fiel a Deus sempre, ate memo nao comendo os mangares do rei, mas em uma ocaziao o rei teve um sonho que pertubou seu coraçao e covocou todos os sabios para interpreta lo mas nao teverao condisoes nem uma. Sendo assim o rei mandou matar todos os sabios de oriente encluindo Daniel e seu companheriros sadraque mesaque e abdinego, mas Daniel pediu um tempo para o rei. E foi orar aDeus alticimo para pedir a interpretaçao, neste casa Deus o respondeu e Danei foi ate o rei e intepretou seu sonho. e aparti dequele momento foi coroado a governador sento lider dos demasi comanheiro na corte apos nabucodonosor. em fim ate mas

  44. samuel costa disse:

    temos que aprender com daniel que sempre foi respondido por DEUS atravez de suas oraçoes pois DEUSresponde aquele a quem com ele fala e para obtermos uma resposta só orecisamos orar pois sempre o senhor jesus era respondido por seu pai quando o clamava em oraçao creia nisso amem.

  45. Daniel nos ensina algo muito forte: pode mudar nossa cidade nosso nome nossa cultura amigos trabalho mas há algo que ninguém jamais a menos que nos queiremos é o Deus que nós Servimos conhecimento não se tira de ninguem Daniel tinha conhecimento que o Deus de verdade de fato era o Deus de abraao Isaac e Jacó. Ele resolveu ser santo separado. O que temos resolvido diante das lutas…

  46. joao elias disse:

    Daniel foi e sempre será um espelho,para os verdadeiros cristãos.

  47. Misael disse:

    Deus sempre foi e será louvado, em nós e através de nós, tanto no seu querer tanto no seu efetuar. Glórias e Aleluia!
    Amem da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo….

Deixe o seu comentário!





Social

Verso do Dia

E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR. (Jeremias:23:4 )

Categorias

Enquete

Você acha que o estudo de Teologia é importante?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Parceiros