Quem foi o Profeta Daniel

Postado em 26/10/2011 - Estudos por Rafael Baptista


Olá a todos.

 

Vou escrever um pouco agora de um profeta do Antigo Testamento que eu gosto muito, Daniel. Espero que todos gostem também, pois o livro deste profeta é muito interessante. Não vamos entrar muito nos mistérios do livro deste grande profeta, mas vamos falar um pouco sobre ele.

 

Creio que todos o conhecem devido a fama de “Daniel na cova dos leões” não é mesmo? Mas ele foi muito mais que isso(e levando em conta que esse foi um grande acontecimento e livramento de Deus para com Daniel).

 

Quem foi Daniel

 

Daniel era da tribo de Judá e provavelmente membro da família real (Dn 1.3-6). Ainda muito jovem, foi levado cativo para a Babilônia no terceiro ano do rei Jeoaquim (2 Cr 36.4-7), e oito anos antes do profeta Ezequiel, juntamente com milhares de compatriotas.

 

Daniel se achou em um território egocêntrico e rodeado por idólatras. Com outros três jovens foi colocado na corte do rei Nabucodonosor, da Babilônia, a fim de receber uma preparação especial na educação dos Caldeus.
Nesse lugar, chegou a um dos postos mais elevado do reino, posição que manteve durante o governo persa que se seguiu ao babilônico.

 

Profetizou durante todo o cativeiro e sua e sua última profecia foi proferida no reinado de Ciro, rei da Pérsia, dois anos antes do regresso dos judeus à Palestina.

 

Sua vida imaculada em meio a corrupção de uma corte oriental, leva o profeta Ezequiel a mencioná-lo como um dos exemplos notáveis de piedade e dá testemunho de sua sabedoria (Ez 28.3).

 

Quando?

 

Daniel estende-se do rei Nabucodonosor da Babilônia até o rei Ciro da Pérsia, abrangendo um período de cerca de 73 anos – 607 a 534 a. C.

 

 

Um Pouco mais sobre Daniel

 

Quando Daniel foi levado cativo para o meio de um povo egocêntrico e idólatra, ao invés de desistir de tudo ou desesperar-se, este grande e corajoso jovem se manteve firme a fé em Deus, pois sabia que Deus é soberano e realiza seu plano, seja para as nações ou para indivíduos.

 

Os três amigos de Daniel que foram com ele para a corte, eram: Hananias(Sadraque), Misael(Mesaque) e Azarias(Abede-Nego). Juntos, ocuparam grandes posições no governo Babilônico.
Daniel, em particular, alcançou tal posição por sua habilidade de interpretar sonhos, no caso, ao rei, que estavam relacionados às revelações de Deus (Dn 2 e 4).

 

Entre os sonhos, é possível encontrar o fascinante relado dos três amigos de Daniel e da fornalha ardente (Dn 3). Porque se recusaram a curvar-se diante de uma imagem de ouro, eles foram condenados a uma morte cruel.
Mas Deus interveio e poupou suas vidas.

 

A grande estátua do sonho de Nabucodonosor

 

Belsazar governou a Babilônia após Nabucodonosor, e o capítulo 5 do livro de Daniel narra sua preocupação com a mensagem de Deus, que foi escrita na parede.
Daniel, convocado para interpretar a mensagem, predisse a queda da Babilônia pelos Medos e Persas, o que veio a acontecer naquela mesma noite. Então Dário, o mesmo, conquistou o reino da Babilônia.

 

Daniel na cova dos Leões

 

Daniel tornou-se um dos conselheiros mais confiáveis do rei Dario. Sua posição privilegiada deixou outros administradores furiosos, a ponto de tramarem sua morte convencendo o rei a declarar ilegal a oração que Daniel fazia a Deus. Não obstante, Daniel não abandonou sua causa, continuou a orar a Deus ao Senhor, pelo que foi condenado a morrer em uma cova de leões famintos. Novamente Deus interveio e o salvou, fechando as bocas dos leões.

 

As visões

Daniel, no final de seu livro, teve uma série de visões, durante os reinados de Belsazar(cap. 7 e 8 ) , Dario(cap. 9) e Ciro(caps. 10-12). Estes sonhos esboçam dramaticamente os planos futuros de Deus, começando com a Babilônia e continuando até o final dos séculos. Eles dão uma indicação prévia da redenção de Deus têm sido citados como uma espécie de chave de toda a profecia bíblica.

 

Deus é soberano. Ele estava no controle da Babilônia e tem-se movido na história, controlando sempre o destino dos povos.

 

E Deus está aqui agora!

 

Apesar das novas notícias ou do esgotamento pessoal, podemos estar seguros de que Deus está no controle.
Ao ler o livro de Daniel, podemos observar como Deus trabalha e encontrar segurança em sua soberania.

 

Ele [Deus] revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz” (Daniel 2.22)

 

Fonte: Através da Bíblia: Livro por Livro; Pearlman, Myer / Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

68 Comentários

  1. SUELI LEMOS disse:

    DAVI FOI SEU PAI E ABIGAIL A SUA MAE,APOS A MORTE DE NABAL DAVI PEDIU QUE ELA SE CASASSE COM ELE, E ELA ACEITOU

  2. helio disse:

    gostei muito da sua interpretaçao, foi muito proveitoso para minha pesquisa

  3. prof Del disse:

    muito bom este trabalho, veio realmente me inteirar da vida de Daniel

  4. Davi teve um filho chamado Daniel, mas é impossível que o profeta Daniel seja filho de Davi. Seria um erro cronológico terrível afirmar isso.

  5. Anthony Daniel disse:

    a vida de Daniel me interessou porque eu descobri que ele foi arrebatado

  6. Carla disse:

    Adorei…Sempre procuro explicações para um leigo e você conseguiu trazer esse entendimento…

  7. Ademar Gama disse:

    Gostaria de saber com quantos anos havia Daniel quando foi jogado na cova dos leões, e morreu com quantos anos?

  8. luiz carlos gomes hidalgo disse:

    se DANIEl, foi arrebatdado ele não morreu…né.

  9. claudio disse:

    Parabens! Muito bem explicado.

  10. Moacir Netto disse:

    Ótimo a mensagem, que Deus continua lhe abençoando.

  11. bruno disse:

    muito bom voltarei aqui nessa fonte de pesquisa

  12. maria marleide disse:

    EU ADORO O LIVRO DE DANIEL PROCURO ENTENDER PORISSO CHEQUEI ATE VOCES E GOSTEI MUITO OBRIGADA

  13. José Fernandes disse:

    Deus te abençoe muito bom o comentario

  14. tenho grande admiração por este homem de Deus que foi Daniel que fez a diferença mesmo quando em perigo, amei o artigo

  15. Diacono Joao Carlos disse:

    Todos os livros inspirado ao escritor sacro pelo espirito santo e de grande valia para nossa vida crista, glorifico a DEUS por tamanha misericordia com
    sua vida nos deixando ser brindado com tamanho testemunho.

  16. Cleber soares disse:

    DEUS É BOM PODE CRER!!!!ATIVIDADE NA QUEBRADA SEM JESUS VOCÊ NÃO É NADA.

  17. Alvaro Jaime Nhabomba disse:

    Grado,mas kero saber mais sobre o nascimento e morte do profeta Daniel

  18. wanderson de mattos disse:

    louvo ao senhor por todos .família em cristo

Deixe o seu comentário!





Social

Categorias

Enquete

Cristianismo e Política?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Parceiros