Apóstolo Paulo…Casado?

Postado em 01/07/2013 - Discussões por Rafael Baptista

Apóstolo Paulo...casado?


 

A Paz de Nosso Senhor Jesus, Nerds de Cristo! ^^

 

 

Gostaram do título da postagem? Pois é, estou com essa vontade de trazer à discussão o tema: Será que o Apóstolo era casado?

 

Bom, temos alguns versículos para ler antes de entrarmos na discussão. Vamos começar por este:

Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.” – 1 Coríntios 7:8

 

Ok…se lermos este versículo isoladamente, acreditamos que Paulo é solteiro devido ao “…ficarem como eu“, certo? Depende! Pois existem duas “variáveis” no início da frase, uma que se refere ao ‘Solteiro‘ e outra ao ‘viúvo‘, logo, Paulo pode ser, por este versículo, solteiro ou viúvo.

 

Certo, vamos continuar. Logo depois do versículo que lemos, o apóstolo segue dizendo:

Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.” – 1 Coríntios 7:9

 

Interessante essa continuação, pois ela me leva a levantar os seguintes pontos: Paulo era sábio, além de sabedoria humana, possuía uma sabedoria divina que Jesus lhe deu. Nos versículos seguintes(1 Co 7:10 e 12) ele dá dois conselhos, um que vem do Senhor e outro dele(nessa ordem mesmo), porém no que levantamos ele não se refere de quem partiu o conselho, mas subentendendo-se que ele fala de uma vontade humana(abrasar-se, que se refere ao desejo), dá-nos a entender de que é um conselho que parte dele, não do Senhor, o que nos leva a cogitar a possibilidade de ele já ter sido casado, pois uma pessoa sábia dá conselhos daquilo que conhece com autoridade, e Paulo tinha essa autoridade, caso contrário não seria o maior escritor do Novo Testamento das Sagradas Escrituras… Mas vamos continuar:

 

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” – 1 Coríntios 9:5

 

Esse versículo é muito interessante! Quando analisamos o capítulo, Paulo nos está forçando a pensar sobre nossos direitos, ou seja, o que podemos fazer. Ele questiona sobre uma “…esposa crente” e ainda diz que os demais Apóstolos levaram suas esposas. Ele se questiona se ele não teria o direito também de levar esposa… Mas esperem só um momento, olhem só como começa o capítulo: “Não sou eu apóstolo? Não sou livre?- 1 Coríntios 9:1. Essa me parece ser uma pergunta retórica, ou seja, que a resposta já está implícita na pergunta, logo, adiciona mais uma opção ao nosso estudo: uma escolha. Sim, isso mesmo, uma escolha! Paulo pode, também, ter escolhido deixar sua esposa por amor a Cristo…por amor a seu Ministério, seu apostolado.

 

[ Um detalhe: No grego a palavra 'Apóstolo'(Apostellein) significa aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador. Aquele que representa a quem o enviou. ]

 

Essa última consideração pode ser muito bem aceita, pois Paulo foi chamado por Cristo para anunciar o evangelho aos gentios, ou seja, foi enviado como mensageiro e embaixador de Cristo para levar a Salvação por intermédio de Cristo Jesus ao povo. Por que não dizer que ele preferiu deixar sua esposa para se entregar de todo ao seu chamado?

 

Só que daí entra um versículo que pesa um bocado:

“[...] O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.” – 1 Coríntios 7:32-33

 

Paulo cuidava de quê? Das coisas do Senhor. E no versículo ele diz o quê? Que “o solteiro cuida das coisas do Senhor“. O que nos leva a crer que: Paulo cuidava das coisas do Senhor, ou seja, era solteiro.

 

Paulo ser solteiro é a ideia mais aceita que possuímos, mas não temos base comprovada para afirmar isso, temos apenas possíveis hipóteses, baseadas na Escritura Sagrada.

 

Uma coisa podemos afirmar: Paulo, como apóstolo, estava só(referente a uma mulher).

 

Mas existe algo que podemos nos questionar: Será que Paulo sempre esteve “solteiro“? Será que ele chegou a ser casado? Será que ele escolheu ir sozinho(com Jesus Cristo) nessa jornada?

 

Algo que acho necessário considerarmos é o amor. Se ele fosse casado, por exemplo… e tivesse até filhos, não sei…, será que ele não teria buscado a Deus para conseguir coragem para deixar sua amada e seguir, como um soldado que honra sua pátria, a Cristo, exatamente por amar ela e saber que seu sentimento por ela poderia interferir em sua missão? Essa é uma questão muito interessante a se levantar.

 

Devemos considerar que Deus se revela a nós da maneira que suportamos que Ele se revele. Se Deus chamou Paulo para este tipo de missão, devemos considerar que Deus o escolheu e possibilitou a tudo isso. Essa questão nos diz que Paulo era solteiro, justamente para Deus não dar um sofrimento tão terrível a seu servo.

 

O que você acha sobre o apóstolo Paulo? Ele era casado? Era solteiro? Era viúvo? Escolheu ficar sozinho a partir de um momento?

 

Espero que essa postagem possa ser útil e nos edifique, não com dúvidas, mas com a implantação de uma vontade por buscar mais e mais o conhecimento das coisas vindas de Nosso Pai Celestial!

 

Que Deus abençoe a todos. Que a Paz de Cristo esteja convosco!

8 Comentários

  1. Cicero A P de Almeida disse:

    IRMÃO! pelo que eu venho analisando minuciosamente, comparando com as passagens bíblicas,justamente essa passagem de 1cor.9.5; 7.27 buscando conhecer a cultura da época, sobre POLIGAMIA, MONOGAMIA, e para ser membro do SINÉDRIO era PRECISO SER CASADO, AT.22;5.26,10, mesmo você relatando que Deus não daria um sofrimento tão terrível ao seu servo, mas é bom lembrar o que JESUS DISSE nos EVANGELHOS exemplo MC.10.29, e outros. resumindo a minha opinião é que Paulo era casado, e deixou para seguir JESUS;

  2. Pois é, irmão! Ultimamente o que venho acreditando é isso mesmo. Pois, como disse na postagem, ele fala com autoridade acerca do casamento. Como um solteiro seria capaz de destrinchar esse assunto sem dominá-lo?

    Estou entre essa hipótese e a de ele ser viúvo.

  3. Alan Souza disse:

    Considerando tudo que foi dito e os textos biblicos seria mais aceitavel que ele perdeu a esposa do que te-la abandonado, já que um dos preceitos que Cristo deixou em sua vinda a terra foi conta o divorcio, não seria coerente que o maior evangelista fosse também divorciado. Mas levando-se em consideração que Paulo desde jovem se entregou aos estudos e logo depois teve um encontro com Cristo, não consigo ver tempo util para que ele tivesse se casado.

  4. Marlon Aristides Paes De Farias disse:

    Como já dito em um comentário anterior, para ser membro do Sinédrio é preciso ser casado, levando em conta Atos 21:5, podemos ver que outros discípulos tinham suas esposas, creio que o que o capítulo de 1 Cor. 7 quer mostrar passa para todos os que querem chegar a ser missionário, que nesse período preferencialmente estivessem solteiros para poder dedicar tal ministério somente a falar de Deus, sempre preocupações familiares.
    Levando em conta que sempre apoiou a família, um escritura que amo é 1 Cor. 11:1, sabendo de tal importância conjugal, creio que a tenha vivido.
    Por sua própria personalidade estrita não creio que tenha decidido deixar sua esposa, mas sim, como sabemos o índice de mortes era gigante naquela época, não fica difícil imaginar que ele possa ter perdido sua esposa.
    Porém é tudo uma análise lógica e da personalidade que vi em Paulo nos momentos que o leio, nada mais que isso.

  5. ednaldo silva disse:

    Eu acredito que Paulo foi casado e depois que se converteu ao cristianismo.Ele deixou sua esposa .Para ser membro do Sinédrio precisava ser casado.Acredito que Paulo não largou sua esposa.Ela que não preferi-o seguir Paulo.Falar como Paulo falava desse assunto.
    O assunto qeu min refiro esta´no livro de efésios capitulo 5.22a 33 e´efesios 6.1 a 9 Paulo fala com muita experiencia

  6. ednaldo silva disse:

    Eu acredito que Paulo foi casado e depois que se converteu ao cristianismo.Ele deixou sua esposa .Para ser membro do Sinédrio precisava ser casado.Acredito que Paulo não largou sua esposa.Ela que não preferi-o seguir Paulo.Falar como Paulo falava desse assunto.
    O assunto que min refiro esta´no livro de efésios capitulo 5.22a 33 e efésios 6.1 a 9 Paulo fala com muita experiência!

  7. José de Souza disse:

    Eu concordo que Paulo foi casado, concordo com o que disse o Ednaldo. Quem decidiu separar não foi Paulo , mas sua esposa, é uma questão óbvia, que uma mulher como devia ser a dele,de boa posição na sociedade, jamais ia aceitar que seu marido tivesse convertido à uma seita, que era considerado o cristianismo naquele tempo, e conviver com ele. Certamente ela preferiu a separação e ele aceitou por entender que,seria muito sofrimento para ela.

  8. Delma Bento disse:

    Eu concordo em parte com o que foi dito por todos. concordo que ele tenha sido casado sim por razoes já faladas nos comentarios acima. o que eu não concordo é que foi de paulo a atitude de deixar a esposa, eu acredito que atitude foi dela, porque como mulher sei o quanto um homem que tem uma posição na sociedade nos deixa vaidosas e, quando ela percebeu que não iria mas ser aquela mulher com a posição que ela tinha ela resolveu deixar paulo. se formos para I Co 7 dos versos 15 ao 18 quando ele fala sobre se um dos dois sendo infiel não quiser viver com o fiel e o infiel quiser se separar que haja a separação. BOM ESSA É MINHA VISÃO DO TEXTO.

Deixe o seu comentário!





Social

Categorias

Enquete

Qual das Traduções de João Ferreira de Almeida da Bíblia listadas abaixo você prefere?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Parceiros